sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O comutador na Sociedade do Conhecimento

         
                        Obra de: prof. Dr. José Armando VAlente
                        Coleção: Informatica para a mudança na Educação



  O livro o computador na sociedade do conhecimento nos mostra a importância do computador e as suas finalidades dentro do ambiente escolar, pois como sabemos o computador é uma maquina que surgiu ganhando o mundo na rede empresarial, então vale ressaltar que neste livro são abordados diversos fatores que levam o computador a se integrar no meio escolar também.

 O computador teve uso na educação apartir de algumas experiências na Universidade Federal de São Carlos (SP), e desde então em 1997 foi criado um Programa Nacional de Informática na Educação (proinfo). Diante disso quando nos referimos na questão de integrar a informática ao processo de ensino nas escolas percebe-se o grau de dificuldade que ainda existe em relação a essa maquina que tanto teve avanços no mundo inteiro, por diferentes pessoas de classes sociais, porem quando tocamos nesse parâmetro de integrar-lo na metodologia de ensino e aprendizagem nas escolas, observamos que existe essa dificuldade do mesmo ser manuseado que parte não somente dos alunos, mas também dos próprios professores.

 Vale ressaltar que a introdução da informática na educação segundo o autor JOSÉ ARMANDO VALENTE exige uma formação bastante ampla e profunda dos educadores. Não se trata somente de criar condições para o professor dominar o computador, mas sim auxilia-lo a desenvolver conhecimento sobre o próprio conteúdo e sobre como o computador pode ser integrado no desenvolvimento desse conteúdo.

 Portanto é aí que entra mais uma vez a questão da formação do professor, pois o profissional da educação precisa está capacitado e ter condições de dinâmica, didática para está inserindo o computador como um de seus recursos para melhoramento de suas aulas.

 Acredita-se que pode haver uma mudança no que diz respeito a educação e em relação a formação dos professores, e a aprendizagem dos alunos o que precisa é todos tomarem consciência disso, e tentarem articular um sistema que o faça  realmente ter funcionamento.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Informatica e formação de professores

                                                                                
     
 Resenha Crítica do livro Informatica e Formação de professores
 Autor: Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida




Na busca por uma mudança na educação procurar-se vários fatores condicionantes para se obter tal resultado desejado. Diante dessa afirmação faz se necessário entender que a autora expõem a questão da informática como um método para tentar mudar ou melhorar essa educação na qual ela tanto questiona.

Vale lembrar que a tecnologia veio para abrir caminhos na vida das pessoas tanto no meio educacional como no meio empresarial, portanto em seu livro “Informática e Formação de Professores” a autora Maria Elizabeth deixa claro que a formação do professor contribui muito para o processo de aprendizado dos alunos, ela cita que a formação dos professores tem sido uma das maiores preocupações da secretaria da educação e esta tenta melhorar o perfil do professor para que o mesmo possa atuar no campo educacional de uma melhor forma possível executando atividades com um grau de conhecimento reconhecedor por seus alunos.

A tecnologia na educação, ou seja, a informática é um novo domínio da ciência que em seu próprio conceito traz embutida a idéia de pluralidade, de inter-relação e de intercambio critico entre saberes e idéias desenvolvidas por diferentes pensadores.

A informática na educação junta o útil ao agradável, pois por meio da mesma tanto professor como aluno poderão está mais informados, mais interligados uns com os outros e com a sociedade. Pois quando se junta os conhecimento da mídia, com o cotidiano e com o escolar formam um conjunto, um sistema de informações.

Vale ressaltar que para que o educando venha a utilizar a informática como instrumento pedagógico e não como instrumento de diversão o professor tenha que  expor essa visão a eles, e o mesmo também mostrar se incentivado e interado nesse novo sistema.Para isso o professor tem que está capacitado, deve está condicionado a esses métodos de ensino, pois a informática só não facilita o ensino, como proporciona as pessoas novas maneiras de se enquadrar em um  ambiente socializador.

Acredita-se que inserir a tecnologia no processo de ensino aprendizado dos alunos junto à formação de professores fará um diferencial na incentivação dos mesmos para a construção do conhecimento e para um futuro inovador com melhorias no campo educacional.